Acampar é uma atividade ao ar livre que envolve pernoites fora de casa em um abrigo, como uma barraca, uma caravana ou um motorhome. Geralmente, os participantes deixam áreas desenvolvidas para passar o tempo ao ar livre em áreas mais naturais em busca de atividades que lhes proporcionem prazer. Para ser considerado como “acampamento”, é gasto no mínimo uma noite ao ar livre, distinguindo-o de passeios, piqueniques e outras atividades recreativas de curto prazo. Acampar pode ser apreciado através de todas as quatro estações.
O luxo pode ser um elemento, como nos safaris africanos do início do século XX, mas incluir acomodações em estruturas fixas totalmente equipadas, como acampamentos esportivos sofisticados sob a bandeira de “acampar”, desfoca a linha.
O acampamento como atividade recreativa tornou-se popular entre as elites no início do século XX. Com o tempo, tornou-se mais democrático e variado. Os campistas modernos freqüentam recursos naturais de propriedade pública, como parques nacionais e estaduais, áreas selvagens e acampamentos comerciais. Acampar é uma parte essencial de muitas organizações de jovens em todo o mundo, como o Escotismo, que o utilizam para ensinar autoconfiança e trabalho em equipe.
O Camping descreve uma série de atividades e abordagens para acomodações ao ar livre. Os campistas sobreviventes partem com o mínimo possível para sobreviver, enquanto os viajantes de veículos recreativos chegam equipados com seus próprios móveis de eletricidade, calor e pátio. Acampar pode ser combinado com caminhadas, como nas mochilas, e geralmente é praticado em conjunto com outras atividades ao ar livre, como canoagem, escalada, pesca e caça.
Não existe uma definição universal do que é e do que não é acampar. Fundamentalmente, reflete uma combinação de intenção e a natureza das atividades envolvidas. Um acampamento de verão para crianças com refeições no refeitório e acomodações em barracões pode ter “acampamento” em seu nome, mas não reflete o espírito e a forma do “acampamento”, como é amplamente entendido. Da mesma forma, o estilo de vida de um sem-teto pode envolver muitas atividades comuns de acampamento, como dormir e preparar refeições em um incêndio, mas falha em refletir a natureza eletiva e a busca pelo rejuvenescimento espiritual, que são parte integrante do acampamento. Da mesma forma, culturas com estilos de vida itinerantes ou falta de moradias permanentes não podem ser consideradas “acampadas”, é apenas o modo de vida delas.