A Trincheira das Montanhas Rochosas, também conhecida como O Vale dos Mil Picos ou simplesmente a Trincheira, é um grande vale na parte norte das Montanhas Rochosas. É uma característica fisiográfica visual e cartográfica que se estende por aproximadamente 1.600 km (1.000 milhas) de Flathead Lake, Montana até o rio Liard, ao sul da fronteira entre a Colúmbia Britânica e Yukon, perto do lago Watson, Yukon. O fundo da vala tem 3-16 km de largura e varia de 600 a 900 metros (2.000 a 3.000 pés) acima do nível do mar. A orientação geral da Trincheira é um vetor norte geográfico quase uniforme de 150/330 graus e tornou-se conveniente para os aviadores norte / sul.
Embora parte de sua topografia tenha sido esculpida em vales glaciais, é principalmente um subproduto da falha. A Trincheira separa as Montanhas Rochosas a leste das Montanhas Columbia e as Montanhas Cassiar a oeste. Também contorna parte da área do McGregor Plateau da subárea Nechako Plateau do Interior Plateau of British Columbia. Tem até 25 km de largura, se medido pico a pico, e varia em relevo no vale, mas é claramente visível por ar e satélite / sensoriamento remoto e é facilmente discernível para aqueles que sobem qualquer uma das montanhas ou cumes que o revestem.
A Trincheira é drenada por quatro grandes bacias hidrográficas: Columbia, Fraser, Peace e Liard. Hoje, dois reservatórios do Tratado do Rio Columbia ocupam grande parte de sua extensão – o lago Koocanusa e o lago Kinbasket. Uma outra iniciativa de energia da Colúmbia Britânica criou o Lago Williston. Os rios que seguem a Trincheira, pelo menos em parte, são o rio Kootenay, o rio Columbia, o rio Canoe, o rio Flathead, o rio Fraser, o rio Parsnip, o rio Finlay, o rio Fox e o rio Kechika. O North Fork do rio Flathead, que flui para o lago Flathead com os outros ramos do rio Flathead, faz parte do sistema do rio Columbia. O Kechika faz parte do sistema Liard River e os rios Fox, Pastinaga e Finlay e parte do sistema Peace River. O rio Canoe é um curto afluente do sistema Columbia, drenando para o lago Kinbasket, um reservatório no rio Columbia. O rio Kootenai, no entanto, não segue completamente a trincheira, mas sai do Canadá a sudoeste pelo reservatório do lago Koocanusa até a represa de Libby. O rio Kootenay (ortografia canadense) é um afluente do Columbia, juntando-se ao Columbia em Castlegar, BC, após um meandro pelos EUA como o rio Kootenai (ortografia nos EUA).
Por conveniência, a Trincheira das Montanhas Rochosas pode ser dividida em duas seções, a Trincheira das Montanhas Rochosas do Norte e a Trincheira das Montanhas Rochosas do Sul. O ponto de divisão reflete a separação dos fluxos norte e leste para o Oceano Ártico versus fluxos sul e oeste para o Oceano Pacífico. Uma quebra no sistema do vale a ~ 54 ° N perto de Prince George, British Columbia, pode ser usada para esse fim. A porção norte da Trincheira é dominada por falhas de deslizamento, enquanto a parte sul da Trincheira foi criada por falhas normais. Apesar das diferenças nos estilos de temporização e falha das porções norte e sul, elas estavam alinhadas uma com a outra porque a falha para ambas era controlada por uma rampa de porão profunda pré-existente, voltada para o oeste, com mais de 10 km de deslocamento vertical.